Calculadora HCF / GCD / GCF e LCM

Total Numbers =
Insert numbers here
 
 
Result HCF/GCD =
Result LCM =

Na matemática, o maior divisor comum (GCD), também conhecido como o maior fator comum (GCF), maior fator comum (HCF), ou maior medida comum (GCM), de dois ou mais inteiros (pelo menos um dos quais não é Zero), é o maior inteiro positivo que divide os números sem restante. Por exemplo, o GCD de 8 e 12 é 4.

Na teoria aritmética e número, o múltiplo menos comum (também chamado de múltiplos múltiplos ou menores comuns comuns mais baixos) de dois inteiros A e B, geralmente denotados pelo LCM (A, B), é o menor inteiro positivo que é divisível por ambos e B. Como a divisão de inteiros por zero é indefinida, essa definição só tem o significado se A e B são diferentes de zero. No entanto, alguns autores definem o LCM (A, 0) como 0 para todos, que é o resultado de tomar o LCM para ser o menor limite superior na treliça de divisibilidade.

Calcule o maior fator comum / maior divisor comum (medida) e menos comuns várias.Ajuste insira os números e obtenha o resultado usando nossa calculadora on-line on-line online HCF / GCD / GCM & LCM.

Calculadora HCF / GCD / GCF e LCM